Top
Jornadas Incríveis / Geral  / Para que serve um Seguro Viagem

Para que serve um Seguro Viagem

 

 

Olá amigos viajantes, tudo bem com vocês? Viajar é bom demais né? Você escolhe um destino, prepara todo o roteiro, separa o passaporte, arruma as malas e… ops… faltou algo? Talvez muita gente não se preocupe, mas faltou sim, o Seguro Viagem. O Seguro Viagem é muito importante e indispensável para quem for viajar para o exterior. Mas você deve estar pensando, “Ah, nem vou fazer esportes radicais, nem nada demais…”, mas já se imaginaram turistando no exterior e algum motorista distraído te atropela? Você precisa de um atendimento emergência e correr para um hospital. Ou então está caminhando tranquilamente em uma praça, não percebe o desnível de uma calçada e acaba torcendo um pé. Já imaginaram o quanto custaria ser atendido ou socorrido em uma emergência no exterior? Para essa e varias outras situações que precisamos do Seguro.


O Seguro Viagem nada mais é do que um plano de saúde temporário ao tempo contratado e também uma garantia de indenização para várias outras situações e acidentes. Além das emergências recorrentes a saúde ou acidentes, o seguro viagem pode também ser útil em outros serviços como: extravio de bagagens, perda de voos, extravio de documentos e até mesmo acessória jurídica.

Alguns países como Alemanha, França, Espanha entre outros o Seguro é uma obrigação para quem entra, logo abaixo segue uma lista completa dos países que exigem o Seguro Viagem.

Mas como devo contratar um Seguro Viagem? Existem várias opções disponíveis no mercado e assim como os seguros de carro ou imóveis dependendo do tipo de cobertura contratada os valores tendem a subir. Os seguros são feitos com base dos países a serem visitados e as atividades a serem feitas no decorrer da viagem. Alguns países que fazem parte da União Europeia exigem um seguro de viagem especial (que seguem as regras do Tratado de Schengen). Sempre disponibilize as atividades que possam fazer, como esportes radicais e aventuras para que não tenham qualquer tipo de problema quando forem acionar o seguro.

Para contratar um seguro você pode procurar uma operadora de seguro, agencias de turismo ou ate mesmo a companhia aérea. Algumas operadoras de cartões de credito oferecem o serviço gratuitamente dependendo da categoria do cartão de credito. Caso venham utilizar o seguro do cartão de credito verifique quais os serviços disponíveis no seguro oferecido e se necessário contrate um serviço a parte para ter maiores garantias de serviços. Alguns cartões (a grande maioria) exigem que a compra das passagens tenha sido feita com o cartão de credito para que possam oferecer o serviço ao titular e cônjuge.


Há ainda seguros especiais feitos para proteger equipamentos eletrônicos como: câmeras, drones, computadores, celulares, etc. Esse tipo de seguro não faz parte do pacote básico e deve ser contratado a parte.


O tempo de contrato de um Seguro Viagem deve ser de no mínimo o período em que esteja viajando ou se possível contratar dois dias a mais, caso ocorra atrasos ou perda de voos.
Após ter escolhido e contratado um seguro é importante levar consigo o contrato do seguro escolhido. Esse contrato poderá ser exigido na imigração do país destino e também será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro. Procure sempre deixar anotado o numero de contato da seguradora caso precise de atendimento.


Alguns dos serviços que podem ser oferecidos no ato da contratação do Seguro Viagem:


• Atendimento médico e odontológico 24h;
• Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
• Visita ao segurado hospitalizado;
• Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
• Despesas farmacêuticas;
• Hospedagem após alta hospitalar;
• Remarcação de passagem para regresso;
• Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
• Assistência funeral;
• Indenização no caso de morte;
• Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
• Localização de bagagem extraviada;
• Indenização no caso de extravio de bagagem;
• Despesas jurídicas;
• Pagamento antecipado de fiança.

Segue abaixo a lista dos países que exigem o Seguro Viagem:

Afeganistão

Alemanha

Andorra
Angola

Arábia Saudita

Argélia
Austrália

Áustria

Bahrain
Belarus

Bélgica

Catar
Chipre

Coreia do Sul

Croácia
Cuba

Dinamarca

Emirados Árabes Unidos
Equador

Eslováquia

Eslovênia
Espanha

Estônia

Fiji
Finlândia

França

Geórgia
Grécia

Hungria

Iêmen
Irã

Iraque

Irlanda
Islândia

Israel

Itália
Jordânia

Kuwait

Letônia
Líbano

Liechtenstein

Lituânia
Luxemburgo

Malta

Moldova
Noruega

Omã

Países Baixos
Paquistão

Polônia

Portugal
República Tcheca

Síria

Suécia
Suíça

Turquia

Ucrânia
Venezuela


Espero que as informações sejam uteis e não esqueçam de contratar um Seguro antes de viajar. Caso tenham alguma experiencia boa ou ruim que queiram compartilhar por favor deixe nos comentários.

Leave a Reply: